Dicas simples e práticas para aproveitar a água da chuva em casa.

Como usar a água da chuva para beneficiar o meio ambiente e sua carteira

Porque aproveitar a água das chuvas?

Aproveitar a água das chuvas em casa pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro e contribuir para o meio ambiente.

Além disso, em regiões onde a água é um recurso escasso ou caro, reutilizar a água da chuva pode ser uma solução viável para garantir o abastecimento de água da casa.


Formas de aproveitamento de água das chuvas

Existem diversas maneiras de aproveitar a água da chuva em casa, algumas dicas incluem:


Captação de água da chuva

Instalar um sistema de captação de água da chuva: existem vários tipos de sistemas de captação de água da chuva, como barris de água, cisternas, ou até mesmo sistemas mais elaborados como o uso de telhados verdes ou sistemas de filtração. Esses sistemas permitem que você armazene a água da chuva para uso posterior.

Sistema de captação de água da chuva
Imagem: iStock

Regagem de plantas

Usar a água da chuva para regar o jardim: a água da chuva é ótima para regar as plantas, pois é naturalmente filtrada e livre de cloro e outros produtos químicos presentes na água da torneira. Você pode usar mangueiras ou regadores para levar a água da chuva até o jardim.


Limpar a casa

Usar a água da chuva para lavar a casa: a água da chuva também é perfeita para lavar o piso da casa, carros e calçadas. Além de economizar água, usar a água da chuva para essas tarefas também pode ajudar a preservar o meio ambiente, pois a água da chuva não contém produtos químicos que possam prejudicar a natureza.


Descarga sanitária

Usar a água da chuva para descargas sanitárias: é possível instalar um sistema de descarga sanitária que utilize a água da chuva para descargas de banheiros e lavatórios. Isso pode ajudar a economizar grandes quantidades de água no dia a dia.


Lavagem de carro

Usar a água da chuva para lavar o carro: A lavagem de veículos também pode ser feita com a água captada da chuva, evitando assim o desperdício de água.

Para ter uma noção, a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) alertou que uma lavagem rápida pode representar o desperdício de até 560 litros de água.

Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício chega a 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

Aproveitar a água da chuva em casa pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro e contribuir para o meio ambiente. Além disso, em regiões onde a água é um recurso escasso ou caro, reutilizar a água da chuva pode ser uma solução viável para garantir o abastecimento de água da casa.

...

Precisando em construir ou reformar? Conte com a Forma&Reforma.