Banco de Pallet

Nada melhor que colocar a mão na massa e fazer seus próprios projetos, seja uma prateleira aproveitada de um pedaço de madeira, uma mesa construída com uma porta velha ou, o que ensinaremos hoje, um sofá de pallet. É muito gratificante e ainda vai decorar sua casa de um modo especial.


Materiais necessários

  • Lápis
  • Fita métrica
  • Parafusadeira
  • Martelo e pregos
  • Serra tico-tico ou serrote
  • Paletes de madeira para o assento
  • Paletes de madeira para o encosto

Altura do assento

A altura em que sentará depende de quantos paletes você usar. Caso pretenda colocar algumas almofadas, serão menos paletes.

Banco de Pallet

Faça um teste da altura do assento antes de aparafusar tudo. Você também deve averiguar se a madeira não está muito danificada, e se é relativamente lisa para que você não precise lixá-la muito depois.


Encosto

Escolha um palete que, na sua opinião, dê um bom encosto. Meça 50 cm de um lado, começando por uma borda, com o auxílio de uma fita métrica ou metro. Marque e corte o palete em dois pedaços nessa posição.

Você pode cortar utilizando uma serra tico-tico ou um serrote.

Distância de 50 cm para encosto

Se for necessário, retire as ripas do outro palete cortado e preencha os vãos do encosto. Para fixação das ripas, recomendamos prego por ser mais prático.

Preenchendo o encosto com ripas

Suporte inferior do encosto

Corte dois pedaços de aproximadamente 30 cm cada para fazermos os apoios inferiores do encosto. Você pode cortar de alguma sobra do palete.

Apoios do encosto

Aparafuse esses pedaços atrás do encosto, na parte inferior. Fixe-os de modo que se prendam em pelo menos duas ripas.

Fixação das ripas de apoio

Agora você pode encaixar o encosto entre as ripas do assento, mas não aparafuse embaixo ainda. Na imagem a seguir, destacamos com um círculo a posição dos apoios.

Encaixe do encosto

Toques finais

Para dar mais suporte ao encosto corte duas tábuas de 52 cm de comprimento cada. Recline o encosto e coloque-o na posição em que achar mais confortável.

Melhorando apoio

Aparafuse as tábuas ao encosto, e ao assento, para fixar o encosto no lugar.

Fixação do apoio extra

Vire o banco de cabeça para baixo e aparafuse os suportes inferiores do encosto (a placa de 30 cm) ao assento.


Pronto, finalizamos!

O seu sofá está pronto! Agora use a criatividade para personalizá-lo ao seu gosto. Você pode envernizá-lo ou pintá-lo, fixar umas rodinhas para conseguir movê-lo e até colocar umas almofadas.

Vídeo tutorial por: Ollari's


Por Wallace Henrique