Dicas para se proteger do coronavírus e como fazer sua própria máscara

Uma das maneiras mais eficazes de diminuir a velocidade de progressão da epidemia é não se expondo ao vírus. Portanto, devemos permanecer em casa sempre que possível.

No entanto, algumas pessoas realmente precisam sair de casa para trabalhar, como profissionais de saúde, policiais, bombeiros e garis ou eventualmente para ir ao supermercado ou à farmácia. Por isso, é importante sabermos o que podemos fazer para nos proteger e cuidar das pessoas que convivem conosco.


Como se prevenir contra o vírus?

Higiene

A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir. Higienize as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, esfregue os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar, sem esquecer do polegar.

Use sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, use um desinfetante para as mãos à base de álcool.


Pessoas gripadas ou resfriadas

Evite o contato com pessoas doentes.

Se você estiver doente, use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém. Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço.

Evite visitas a entes queridos caso esteja gripado.


Na rua

Mantenha distância mínima de preferência de 2 metros de outras pessoas quando precisar sair de sua casa, incluindo filas de supermercado, farmácia, unidade de saúde, etc..

Sempre que possível, leve consigo um frasco de álcool e limpe a sua mão toda vez que tocar em corrimões, roletas, cartões, dinheiro, elevadores.

Evite permanecer em ambientes fechados, principalmente quando outras pessoas estiverem usando o mesmo espaço. Se puder, entre sozinho no elevador.


Costumes

Evite passar a sua mão na boca, olhos, nariz e no rosto.

Evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos.


Faça sua própria máscara

Aprenda nos vídeos abaixo como fazer sua máscara:




Cuidados com álcool em gel


Agora que você já sabe como se prevenir do coronavírus, aplique as ações de prevenção na sua rotina e da sua família.