Móveis compactos

Um ambiente pequeno precisa ser bem planejado para que a funcionalidade do espaço seja mantida. Os móveis precisam ser escolhidos de forma minuciosa, objetos de decoração e até mesmo a cor das paredes.

Selecionamos algumas dicas super importantes para ajudar você que tem um ambiente pequeno em casa, mas deseja aproveitar cada cantinho de forma inteligente.


Móveis compactos

Quando o espaço disponível não é tão grande, podemos fazer uso de móveis compactos para otimizar o espaço. Um sofá cama, um armário multifuncional e uma mesa dobrável são bons exemplos de móveis que podemos utilizar a nosso favor.

Móveis compactos

Use cores claras

Dê preferência para cores claras em suas paredes. Elas dão a sensação de amplitude no ambiente, portanto aposte nos tons mais claros de azul, verde, amarelo, cinza ou cores neutras para pintar a casa. Lembre-se que as tonalidades escuras aparentam que o ambiente na maioria das vezes é menor.

Cores claras ampliam o ambiente

Papéis de parede

Alguns papéis de parede também são muito úteis para dar a sensação de que o espaço é maior que na realidade. Então, a dica é aplicar um papel de parede que seja capaz de gerar uma ilusão de ótica dando uma percepção mais ampla ao espaço.

Papel de parede 3D
Imagem: Elo7

Nichos e prateleiras

Se tem algo útil sãos os nichos e prateleiras, não ocupam espaço e são ideias para manter os objetos organizados. Você pode guardar livros, retratos e muitos outros objetos pessoais de maneira que sirvam até mesmo de decoração.

Nichos

Espelhos

Um recurso muito utilizado para fazer com que o espaço pareça maior são os espelhos. No quarto, por exemplo, você pode optar por um guarda-roupa que tenha espelho na porta. Além de causar a sensação de amplitude que desejamos, é bem útil para dar aquela conferida no visual antes de sair de casa.

Guarda roupa com espelho

Beliches

Uma alternativa muito interessante é usar beliches ao invés de camas simples no quarto das crianças. Alguns modelos contam, inclusive, com um espaço para brincar ou fazer as tarefas escolares embaixo.


Cama Baú

Outra dica muito boa é a cama baú. Nela conseguimos guardar bastante objeto sem ocupar espaço a mais no quarto. Você pode guardar cobertores, travesseiros, livros, sapatos e muito mais.. Só não acumule aquilo que você não vai mais usar, ok? Periodicamente dê uma conferida no baú para checar se algo que havia guardado pode ser descartado; assim você ganha mais espaço para outros itens.

Cama baú para otimizar espaço

Praticidade

Um diferencial são os móveis com rodinhas, pois possibilitam o seu uso em diferentes locais. Toda essa mobilidade facilita muito o dia-a-dia em ambientes pequenos, principalmente na hora da limpeza do cômodo. Cadeiras, mesas de cabeceira e até pequenos armários ficam ainda mais práticos com rodinhas.

Móveis e objetos com rodinhas é praticidade!

Iluminação

Também precisamos nos atentar a iluminação, que é mais um aspecto que gera profundidade ao ambiente. Um sistema escolhido de forma correta fará com que os seus cômodos pareçam mais amplos e acolhedores.

Uma outra dica é utilizar luminárias pendentes ao invés de abajures, dessa forma não ocuparão espaço na mesinha de cabeceira, e você poderá utilizá-la, por exemplo, para acomodar o livro que está lendo atualmente.

Luminárias pendentes ao invés de abajures

Disposição

A distribuição dos móveis é muito importante para trazer uma maior sensação de amplitude ao ambiente. Se o seu desejo é fazer com que a sala pareça maior, opte por colocar os sofás e poltronas seguindo o perímetro das paredes. Dessa forma, conseguirá um espaço central dando a percepção de amplitude que almejamos.

Disposição dos móveis

Multimídia

Sabemos que alguns equipamentos podem ocupar bastante espaço útil no ambiente. Na sala por exemplo, geralmente temos uma televisão sobre um móvel ocupando um espaço que já é limitado. Para aproveitar esse espaço, fixe a TV na parede com um suporte ou em um painel.

Televisão na parede

Outro exemplo é no escritório, onde comumente temos um computador de mesa que ocupa espaço com o monitor e gabinete. Para otimizar este espaço, fixe o monitor na parede (caso o mesmo permita essa possibilidade) e faça uma prateleira apenas para acomodar o gabinete. Dessa forma, conseguimos desocupar um espaço considerável na mesa do escritório, por exemplo.


Até a próxima!

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e se inspirado para otimizar o seu ambiente pequeno, tornando-o mais amplo e produtivo.

Por Wallace Henrique