Como planejar seu Home Office para estudar e trabalhar em casa

Cada dia mais pessoas vem investindo em um cantinho da casa para fazer um home office, ainda mais em tempos de quarentena e isolamento social. Afinal, poder dispor de um lugar tranquilo, confortável, bem iluminado e apropriado para trabalhar e estudar é uma grande vantagem no nosso dia a dia.

Com alguns cuidados para manter o conforto, organização e ergonomia do ambiente, esse espaço será o lugar perfeito para colocar a criatividade para trabalhar, desenhar, compor, estudar e cumprir todas as suas funções de forma leve e prática.


O que é Home Office?

Antes de começar a entender melhor como deve ser planejado o seu home office é preciso entender o que é, não é mesmo? Pois bem, home office é a expressão em inglês que significa “escritório em casa”, e hoje em dia existem várias maneiras de se trabalhar em casa, sendo elas: como freelance, empresário ou mesmo como funcionário de uma empresa que possui a modalidade de trabalho a distância.

Cada dia mais é comum encontrar pessoas que investem em um cantinho da casa para montar um home office que pode ser no quarto, na sala, na varanda entre outros. E assim conseguir um espaço mais organizado e adequado para quando ela precisar estudar ou trabalhar.

Também é importante lembrar que para pessoas que moram e trabalham em cidades grandes poder fazer o trabalho home office pode trazer muitos benefícios para a qualidade de vida, afinal, o funcionário não precisará passar longas horas em deslocamento para o trabalho, o que faz com que ele trabalhe mais motivado e renda mais.


Planeje seu Home Office

Os pontos de principal preocupação na hora de planejar a decoração do home office devem ser:


1) Melhor organização dos itens de trabalho

Ter um ambiente de trabalho sempre em ordem é importante para a nossa produtividade e até mesmo para a otimização de tempo, e mesmo que seja um escritório em casa essa rotina de organização precisa ser seguida. E por isso, separamos algumas dicas:

  • Dica 1 - Utilize nichos e prateleiras;
  • Dica 2 - Invista em cestos e caixas organizadoras;
  • Dica 3 - Compre móveis multifuncionais ou invista em móveis planejados;
  • Dica 4 - Use organizadores de escritórios para itens menores como canetas, réguas, tesouras entre outros;
  • Dica 5 - Após usar os itens de escritórios coloque-os em seu devido lugar.


2) Diminuição dos ruídos

O ideal é procurar o espaço mais calmo da casa, mas sabemos que não é tão simples assim. Se você trabalha em casa e o ambiente não está silencioso como deveria, existem algumas formas de tentar amenizar ou acabar com o barulho. As soluções variam de acordo com a intensidade e os tipos de ruídos. As opções também dependem do problema em si: se for um rumor temporário, como a reforma no apartamento ao lado, uma medida paliativa pode resolver; mas, se a rua é barulhenta demais, se tem sempre alguém conversando alto por perto ou se você escuta todos os passos do vizinho, será necessária uma resolução mais drástica. Veja algumas opções:

  • Dica 1 - Essa dica vale para quem consegue trabalhar com música ou “som ambiente”;
  • Dica 2 - Para quem não consegue de jeito nenhum trabalhar ouvindo música, a solução pode estar nos protetores auriculares (tampões);
  • Dica 3 - Se o barulho vier da rua, colocar vidros antirruídos nas janelas, porém é uma solução que precisa de um bom investimento;
  • Dica 4 - Se o barulho vier do apartamento de cima ou do telhado, é possível instalar forro acústico sob a laje. Outras alternativas para isolar a casa do barulho é preencher as paredes com revestimentos especiais.


3) Escolha uma boa mesa

A dica é escolher uma mesa comprida para que comporte todo o seu material de trabalho como computador ou notebook, livros, bloco de anotações entre outros que fazem parte da sua rotina.

Alguns modelos de mesa home office já possuem gavetas ou mesmo nichos na parte debaixo, o que é uma boa vantagem, afinal, esse modelo de mesa home office irá te ajudar a manter a sua estação de trabalho mais organizada, além de conseguir deixar itens necessários sempre à mão.

Outra dica é que o mouse e o teclado fiquem no mesmo nível e que o monitor fique com no mínimo um braço de distância. O ideal que o monitor fique abaixo da nossa linha de visão horizontal, assim você não precisará levantar a cabeça além da conta para trabalhar e poupará o seu corpo de algumas dores.

Escolha uma boa mesa para seu home office


4) Escolha uma cadeira confortável

Não deixe para escolher esse item apenas pelo design. Escolha um modelo de cadeira de escritório que seja ergonômico, com encosto e com altura regulável para que a sua coluna fique ereta, seus braços possam ser apoiados na altura do cotovelo e sua cabeça fique a uma altura adequada da tela. Se possível opte por comprar cadeiras com braços estofados pois isso tudo irá transformar a sua rotina e deixar suas horas de trabalho mais confortáveis e até mesmo evitar problemas de dores na coluna.

Escolha uma cadeira confortável


5) Armários de apoio

Apesar de hoje em dia ser tudo mais prático e digital, é comum que muita gente ainda precise usar arquivos em papel na hora do trabalho, por conta disso, o trabalho home office também exige que se tenha um armário próximo ao ambiente de trabalho, e não é necessário ser muito grande. Pode ser suspenso também, caso não tenha espaço próximo.

Uma dica para quem não tem espaço para colocar um armário na estação de trabalho é investir em uma mesa home office que já venha com um gaveteiro, como falamos a cima. O importante é conseguir um móvel que ajude na organização de documentos e itens de papelaria que você possa precisar quando estiver trabalhando.

Armário de apoio Home Office

Para organizar melhor aqueles itens pequenos o ideal é ter um porta-treco. Fica mais fácil guardar e encontrar coisas pequenas que serão úteis/importantes pelos próximos dias.

Organizadores Home Office

Outra dica é a lousa ou murais de aviso. São realmente úteis na hora de organizar tarefas ou lembrar de algo. A parede pode ser preparada com tinta especial pronta para essa função.

Tinta especial para parede Home Office


6) Boa iluminação

Uma boa iluminação é algo essencial em todo ambiente de trabalho, e com o trabalho home office não seria diferente. Por isso, a primeira dica para quem está planejando criar um ambiente de home office é sempre que possível montar o home office próximo a uma janela, pois isso já vai garantir uma boa iluminação natural.

Iluminação Home Office

Mas caso não seja possível, é indispensável que seja feito um bom planejamento de iluminação, e para isso você pode contar tanto com a iluminação indireta, quando todo o ambiente é iluminado por igual, mas também com a iluminação direta onde o foco ficará sobre a sua mesa de trabalho utilizando luminárias de mesa.

Iluminação Home Office


7) Tenha plantas

Não só a decoração de home office fica melhor quando o espaço ganha plantas, como a sua saúde também. Estudos mostram que quando o escritório possui plantas, o estresse diminui, o humor melhora, a produtividade cresce e, como se não bastasse, a umidade do ar aumenta e a incidência de poeira é reduzida.

Iluminação Home Office


8) Toques pessoais

Além dos detalhes mais funcionais, não podemos nos esquecer do seu toque pessoal na decoração de home office, afinal, nem todo escritório precisa ser cinza e sem graça. Aproveite que o ambiente é todo seu e escolha cores, estilo e detalhes que transmitem sua personalidade no espaço e que te façam sentir feliz e confortável enquanto estiver desempenhando suas funções, só não exagere, pois esse ambiente tem que ser clean para que o pensamento possa fluir, ok?!

Gostou dessa matéria? Já está pronto para colocar em prática? Deixe seu comentário.

Por Ana Luiza Vaz, Arquiteta (Instagram @branco.vaz)
Precisa de um espaço para trabalhar ou estudar em casa? Fale conosco.