Sua casa em tempos de pandemia

Em tempos de isolamento social, manter o bem-estar durante tantos dias dentro de casa tem sido um grande desafio. E é nesse momento que podemos usar a criatividade e criar novos hábitos dentro da própria casa.

A pandemia do coronavírus (Covid-19) nos faz refletir sobre a vida e sobre o nosso dia-a-dia, portanto aproveite seu tempo de quarentena – onde a dica principal de proteção é evitar o convívio social – e olhe para sua casa com carinho.

A partir disso, surgem vários questionamentos, como: “Por que eu nunca troquei o revestimento desse ambiente?”, “Esse espaço não é tão funcional, quanto eu achava”, “Por que não troco a cor daquela parede?” Entre outras.

Sua casa em tempos de pandemia

O ideal é planejar

Com certeza você irá identificar diversas questões, mas tenha sempre em mente que o ideal é planejar, e para isso o primeiro passo é listar todos os pontos e enumerar suas prioridades, assim poderá usar sua energia, tempo e investimento no que é mais importante.

Atualmente o pensamento está mais voltado para o Home Office (veja nosso conteúdo sobre Home Office), só não tem sido mais importante que a cozinha. Mas esse ambiente virou estrela da noite para o dia, pois mesmo confinados e protegidos em casa, precisamos continuar trabalhando, produzindo, estudando. Nossa vida não pode parar, precisamos movimentar a economia, precisamos buscar soluções, queremos nos conectar ao mundo e com outras pessoas de alguma forma, mesmo que seja através de uma tela de computador. Tenho certeza que as pessoas que já tinham este ambiente estruturado estão recordando orgulhosas do dia que tomaram esta decisão e os que, por diversos motivos, não o fizeram estão arrependidos e viram o quanto pode ser importante planejar a fundo sua casa.

Como cuidar da casa em tempos de pandemia

Praticidade

Outro ponto de extrema importância que descobri neste momento crítico é a praticidade. Não aquela de ter tudo a mão, ou milhares de armários para tudo que se acumula ao longo da vida; falo da praticidade de manter sua casa limpa e higienizada de forma a não virar uma manobra de guerra. Objetos espalhados pelo chão ou em todos os cantos viram inimigos nas horas de limpeza. A escolha de materiais delicados e de difícil manutenção também começam a perder espaço na vida das pessoas, móveis com muitas reentrâncias e saliências acumulam mais sujeira mesmo com a casa fechada.

Já os revestimentos de tamanho pequeno acabam por ter muito rejunte que é comprovadamente difícil de limpar e que sacrificam qualquer dona de casa. Lembre-se que nos dias de hoje os porcelanatos possuem versões em grandes formatos e com as mais diversas estampas e texturas e com rejunte mínimo (1mm, 2mm ou 3mm).

O que fazer na minha casa em tempo de pandemia

Reinvente

Por fim temos o destino oficial de cada cômodo da casa. Sabe aquela sala de visitas toda arrumada como uma vitrine de loja? Pois é… ela está com seus dias contados. Transforme-a em uma bela sala de família, onde todos possam se acomodar de forma confortável e sem rigores, onde seja permitido colocar os pés encima de algum apoio, onde os animais de estimação circulem livremente, onde tenha uma poltrona perto de janela para ler aquele livro interessante e onde se possa fazer lanches deliciosos em frente da televisão com toda família reunida.

Minha casa em tempos de pandemia

Que tal pensar mais na sua casa? Sua relação com ela é muito importante.
Faça de sua casa um casulo. A pandemia passará, os benefícios no seu lar são eternos.

Gostou dessa matéria? Já está pronto para colocar em prática? Deixe seu comentário.

Por Ana Luiza Vaz, Arquiteta
Precisa de uma reforma em casa? Fale conosco.