Na hora de comprar um móvel novo existem vários aspectos que devem ser levados em consideração e, nesse processo, muitas dúvidas podem surgir, especialmente quando dizem respeito a duas siglas: MDF ou MDP. Mas afinal, qual é a diferença entre eles? Qual é a melhor funcionalidade para cada um?
O que é MDP?
MDP – Medium Density Particleboard ou Partículas de Média densidade: é formado por três camadas de pedaços de madeira triturada, geralmente pinus, conhecida como cavacos, sendo as duas camadas externas mais finas e a interna mais grossa.
Características:
- Maior estabilidade;
- É resistente e ótimo para estruturas;
- Funciona bem em cortes retos;
- Tem maior resistência à água;
- Ecologicamente sustentável;
- Resistem melhor aos parafusos e ferragens, por causa da sua camada mais grossa;
- É um material mais econômico do que o MDF;
- Não aceita muitas aplicações de acabamento e processos de usinagem.
O que é MDF?
MDF – Medium Density Fiberboard ou Fibras de Média Densidade: é um material uniforme, não possuindo camadas como o MDP. Ele é resultado da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética. Por ser constituído de fibras compactas e não orientadas, permite que a madeira seja mais manuseada, possibilitando trabalhos de pintura, colagem de lâminas e vernizes bastante precisos. Pode ainda ser utilizado em peças curvilíneas.
Características:
- Utiliza madeira reciclada na sua fabricação;
- Assimila-se à madeira em sua manuseabilidade;
- É uma escolha econômica, comparado a madeira maciça;
- Pode ser cortado em vários sentidos e suporta trabalhos de usinagem;
- Pode receber a aplicação de todos os tipos de revestimento;
- Não sofre com a variação de temperatura;
- Mais resistente ao empenamento.
Qual é o melhor? MDF ou MDP?
Depende da aplicação!
Cada um dos materiais tem seus prós e contras e devem ser escolhidos conforme as necessidades e o uso dos móveis para o ambiente. Tanto o MDF ou MDP podem ser utilizados sozinhos ou em uma combinação entre os dois.
A maioria das pessoas ainda acham que o MDF é melhor que o MDP, mas quando comparamos materiais de 1° linha (boa qualidade) ambos são excelentes. O MDF é mais maleável, é mais indicado quando se precisa de uma peça com diferentes cortes, ou para acabamentos (exemplo da laca). Também é um material mais resistente a atritos.
Já o MDP tem uma boa aplicação para peças retas, como armações, portas e tampos de mesa, assim como para partes estruturais de móveis. Ele ainda suporta bem o peso e pode ser usado em prateleiras, roupeiros, armários e estantes.
Uma dica: Caso adquira móveis planejados, algumas lojas trabalham só com MDP, ou só MDF ou ambas (normalmente as caixas são em MDP e as portas e a frente das gavetas em MDF) verifiquem essas informações, para terem compararem os valores corretamente.
Qual é a prova d’agua e umidade?
Nenhum dos 2!
Mesmo não tendo muita resistência à água, o material pode ser usado em cozinhas e banheiros. Somente tome cuidado para o produto não ter muito contato com a umidade, pois pode ser danificado.
Apesar de não serem indicados para locais abertos e úmidos, o MDP possui vantagem. Por ser composto por partículas de madeira e ser menos denso, o MDP contém espaços entre as fibras.
Desse modo, mesmo quando ele absorve umidade, primeiro as partículas incham, preenchendo os espaços vazios. Isso faz com que a espessura do material não aumente imediatamente.
Como o MDF é formado por uma camada maciça de fibra de madeira, ele absorve rapidamente a umidade, que se expande pelas fibras. Isso faz com que o MDF inche de forma mais fácil, quando em contato com umidade.
Por causa desse detalhe existe o Compensado naval. Devido ao modo de produção e aos produtos utilizados, esse produto é uma excelente opção para seu utilizado em áreas mais úmidas, como ambientes externos, banheiros, cozinhas e etc.
A desvantagem é que precisa de mais investimento financeiro em relação ao MDP ou MDF.
Agora a escolha entre MDP ou MDF deve ficar ao seu critério. Veja o que estará mais adequado ao ambiente da sua casa e que atenda às suas necessidades. Uma coisa é certa, tanto o MDF quanto o MDP deixarão o seu móvel ainda mais bonito.
Faça um comentário