MDP x MDF - O que preciso saber antes de comprar?

Na hora de comprar um móvel novo existem vários aspectos que devem ser levados em consideração e, nesse processo, muitas dúvidas podem surgir, especialmente quando dizem respeito a duas siglas: MDF ou MDP. Mas afinal, qual é a diferença entre eles? Qual é a melhor funcionalidade para cada um?


MDPxMDF

O que é MDP?

MDP – Medium Density Particleboard ou Partículas de Média densidade: é formado por três camadas de pedaços de madeira triturada, geralmente pinus, conhecida como cavacos, sendo as duas camadas externas mais finas e a interna mais grossa.

MDP

Características:

  • Maior estabilidade;
  • É resistente e ótimo para estruturas;
  • Funciona bem em cortes retos;
  • Tem maior resistência à água;
  • Ecologicamente sustentável;
  • Resistem melhor aos parafusos e ferragens, por causa da sua camada mais grossa;
  • É um material mais econômico do que o MDF;
  • Não aceita muitas aplicações de acabamento e processos de usinagem.


O que é MDF?

MDF – Medium Density Fiberboard ou Fibras de Média Densidade: é um material uniforme, não possuindo camadas como o MDP. Ele é resultado da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética. Por ser constituído de fibras compactas e não orientadas, permite que a madeira seja mais manuseada, possibilitando trabalhos de pintura, colagem de lâminas e vernizes bastante precisos. Pode ainda ser utilizado em peças curvilíneas.

MDF

Características:

  • Utiliza madeira reciclada na sua fabricação;
  • Assimila-se à madeira em sua manuseabilidade;
  • É uma escolha econômica, comparado a madeira maciça;
  • Pode ser cortado em vários sentidos e suporta trabalhos de usinagem;
  • Pode receber a aplicação de todos os tipos de revestimento;
  • Não sofre com a variação de temperatura;
  • Mais resistente ao empenamento.


Qual é o melhor? MDF ou MDP?

Depende da aplicação!
Cada um dos materiais tem seus prós e contras e devem ser escolhidos conforme as necessidades e o uso dos móveis para o ambiente. Tanto o MDF ou MDP podem ser utilizados sozinhos ou em uma combinação entre os dois.

A maioria das pessoas ainda acham que o MDF é melhor que o MDP, mas quando comparamos materiais de 1° linha (boa qualidade) ambos são excelentes. O MDF é mais maleável, é mais indicado quando se precisa de uma peça com diferentes cortes, ou para acabamentos (exemplo da laca). Também é um material mais resistente a atritos.


Cozinha laqueada
Cozinha com pintura laqueada em amarelo
Cortes especiais
Cortes especiais

Já o MDP tem uma boa aplicação para peças retas, como armações, portas e tampos de mesa, assim como para partes estruturais de móveis. Ele ainda suporta bem o peso e pode ser usado em prateleiras, roupeiros, armários e estantes.

Armários

Uma dica: Caso adquira móveis planejados, algumas lojas trabalham só com MDP, ou só MDF ou ambas (normalmente as caixas são em MDP e as portas e a frente das gavetas em MDF) verifiquem essas informações, para terem compararem os valores corretamente.


Qual é a prova d’agua e umidade?

Nenhum dos 2!
Mesmo não tendo muita resistência à água, o material pode ser usado em cozinhas e banheiros. Somente tome cuidado para o produto não ter muito contato com a umidade, pois pode ser danificado.

Apesar de não serem indicados para locais abertos e úmidos, o MDP possui vantagem. Por ser composto por partículas de madeira e ser menos denso, o MDP contém espaços entre as fibras.

Desse modo, mesmo quando ele absorve umidade, primeiro as partículas incham, preenchendo os espaços vazios. Isso faz com que a espessura do material não aumente imediatamente.

Como o MDF é formado por uma camada maciça de fibra de madeira, ele absorve rapidamente a umidade, que se expande pelas fibras. Isso faz com que o MDF inche de forma mais fácil, quando em contato com umidade.

Umidade em MDF e MDP

Por causa desse detalhe existe o Compensado naval. Devido ao modo de produção e aos produtos utilizados, esse produto é uma excelente opção para seu utilizado em áreas mais úmidas, como ambientes externos, banheiros, cozinhas e etc.
A desvantagem é que precisa de mais investimento financeiro em relação ao MDP ou MDF.

Agora a escolha entre MDP ou MDF deve ficar ao seu critério. Veja o que estará mais adequado ao ambiente da sua casa e que atenda às suas necessidades. Uma coisa é certa, tanto o MDF quanto o MDP deixarão o seu móvel ainda mais bonito.

Por Ana Luiza Vaz, Arquiteta