O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, em homenagem à Conferência de Estocolmo (Suécia), realizada em 1972. Na ocasião, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental. Desde então, os desafios só aumentaram, e é responsabilidade também dos arquitetos e urbanistas enfrentá-los.
O que é Sustentabilidade?
A sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material vivendo em harmonia com o meio ambiente, usando assim os recursos naturais sabendo que eles não são infinitos e de forma inteligente. É garantir um futuro saudável para as nossas futuras gerações.
O que é Arquitetura Sustentável?
A arquitetura sustentável é uma maneira de conceber o projeto arquitetônico, procurando otimizar recursos naturais. Há sistemas de edificação que ajudam a minimizar o impacto ambiental dos edifícios sobre o meio ambiente e seus habitantes.
Para contextualizar, a construção civil é um dos setores que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo de décadas. No Brasil, apropria-se de 75% do que é extraído do meio ambiente.
A sustentabilidade na arquitetura precisa cada vez mais incentivo tanto da população quanto do setor público. O Setor Público tem uma grande responsabilidade para que esse mercado possa ganhar corpo, porém, aqui no Brasil, ainda há muita resistência para que se torne mais acessível.
A Arquitetura Sustentável vai muito além da construção civil, ela engloba também o desenvolvimento das cidades e o bem-estar das pessoas.
Construir sustentável pode parecer muito complexo, mas algumas mudanças simples já podem deixar a sua construção muito mais eficiente e ecológica, portanto listamos abaixo algumas características:
- A responsabilidade para com o meio ambiente;
- A prática de conceitos sustentabilidade;
- Qualidade de vida para os moradores;
- Reaproveitamento de materiais recicláveis;
- Estética inteligente;
- Uso racional da água e reaproveitamento da água da chuva. Essa água ficará armazenada em uma espécie de tanque que abastecerá a casa, podendo ser utilizado nos vasos sanitários, nas máquinas de lavar e nos canteiros do jardim.
- Utilização da luz natural - Quanto maiores forem as janelas, vidraças e portas de vidros, mais iluminada e arejada sua casa será — o que deixa o ambiente com efeito estético mais agradável e ajuda na diminuição do nível de estresse (comprovado cientificamente);
- Projetos capazes de tornar o imóvel energeticamente autossuficiente - Por meio dos painéis solares é possível transformar os raios de sol em energia elétrica e abastecer todos os aparelhos eletrodomésticos. A vantagem é que o astro é uma fonte alternativa limpa e infinita — ou seja, não causa impactos ao meio ambiente e você economiza 95% nas contas de luz.
- Utilização de ventilação natural – Uma dica é que a orientação dos cômodos para o sol seja a favor do uso e função dos mesmos (Exemplo: quartos voltados para o sol da tarde em regiões quentes necessitarão de maior carga do aparelho de ar-condicionado).
- Utilize cores claras nas fachadas /ou telhados, porque absorvem menos calor.
- Reserve uma área verde que seja de vegetação nativa porque requer pouca água. Se for plantar, selecione algumas espécies nativas de frutos.
- Cuide para que as madeiras utilizadas tenham selo FSC e/ou CERFLOR (práticas ambientais e sociais rigorosas no manejo).
Quais são as vantagens de uma casa sustentável?
- Maior custo-benefício;
- Extrema durabilidade;
- Conforto acústico;
- Conforto térmico;
- Beleza arquitetônica;
- Versatilidade;
- Maior preservação ambiental;
- Mais economia de luz e água;
Além dessas vantagens, podemos citar também que uma construção sustentável é resultado da conscientização quanto ao cuidado com o meio ambiente e isso certamente contribui para o desenvolvimento de um mundo melhor.
Faça um comentário