Vidro Float

O vidro é muito usado nas construções e na decoração, por sua grande versatilidade e oferece diversos benefícios, como iluminação natural, segurança, privacidade, controle térmico e acústico. Mas são tantos tipos de vidro diferentes, com tantos nomes, que às vezes podemos nos confundir.

Para te ajudar a encontrar os tipos de vidro certos para cada cômodo, montamos esse guia completo com dicas e inspirações lindas de ambientes com os diferentes tipos de vidro.

Tipos de vidros
Créditos na imagem

1) Vidro Float

O vidro float também conhecido como vidro comum. Ele pode ser transparente, esverdeado ou fumê, de acordo com a sua necessidade. Além disso, é um dos tipos de vidro para janela mais econômicos entre todos.

Porém, a desvantagem do vidro float é que ele quebra com facilidade, então você precisará ter mais cuidado com a sua janela para não precisar trocar, caso ocorra um acidente.

Vidro Float

Dica: Caso você precise do vidro para colocar na varanda, ou esteja atrás de tipos de vidro para box, evite o float. Como ele não aguenta altas temperaturas, a probabilidade de o box quebrar enquanto você toma um banho é muito maior do que com um vidro temperado, por exemplo. Opte sempre pela sua segurança!


2) Vidro Temperado

Vidro Temperado

O vidro temperado é 5x mais forte que o vidro comum (Float), pois passa por um tratamento térmico, e não quebra com facilidade. De acordo com o impacto, a selagem em seu interior não permite que grandes pedaços se espalhem pelo ambiente.

Além de ser um dos principais tipos de janelas de vidro, você pode usá-lo para o box, portas e qualquer outro móvel que precise de resistência, como as divisórias de vidro para casa.


3) Vidro Laminado

O vidro laminado é formado por duas camadas de vidro com uma película ultra fina entre eles, geralmente de resina ou de PVB.

Assim como os temperados, esse é um dos tipos de vidro mais seguros para usar no seu projeto. Quando o vidro quebra, os cacos ficam presos na película e não espalham pelo ambiente.

Vidro Laminado

É por isso muito usado na arquitetura, em divisórias, portas, janelas, vitrines, guarda-corpos, fachadas e coberturas, e podem ter inúmeras cores, dependendo da combinação de cores da película e dos vidros usados na sua formação.

Dica: Além disso, o vidro laminado oferece controle acústico, que é uma ótima vantagem para quem gosta de privacidade e para quem está querendo usar os diferentes tipos de vidro para janela ampla e varandas.


4) Vidro Acidato

Vidro Acidato

O vidro acidado é levemente opaco e pode ser feito de diferentes cores. Ele recebe este nome por conta do seu processo de fabricação, feito através do contato com ácidos. Se você quer uma porta de casa, divisórias e mobiliários práticos e bonitos.


5) Vidro Esmaltado

Vidro Esmaltado

O vidro esmaltado é um dos melhores tipos de vidro para box. Além de prático e bonito, é uma opção durável. Ele é produzido através da aplicação de uma camada de tinta cerâmica sobre o vidro plano, que logo em seguida, é levado ao forno de têmpera. Assim, a tinta se funde a ele, permanecendo firmemente agregada à superfície, sem se soltar. Você pode limpar seu box de vidro esmaltado sem se preocupar se ele vai descascar.

Há uma variedade de cores para você usar, como branco, preto, marrom e off White. Dá para escolher a melhor para combinar com a sua casa.


6) Vidro Jateado

Vidro Jateado

O vidro jateado passa por um processo em que pequenos grãos de areia “danificam” o vidro. Desta forma, o vidro se torna levemente áspero. Você consegue formar desenhos e padronagens lindas no ambiente.

Os tipos de janelas de vidro jateado ficam lindas e proporcionam mais privacidade para o seu dia a dia.


7) Vidro Antirreflexo

Vidro Antirreflexo

Este tipo é até cinco vezes menos reflexivo que um vidro convencional, assim, é muito utilizado para quadros, cristaleiras e vitrines de loja, por exemplo, além de outras situações em que o reflexo pode ser um incômodo.


8) Vidro impresso ou fantasia

Vidro impresso ou fantasia

Sim, é possível ter vidros desenhados e bonitos. É só aplicar a técnica do vidro impresso, ou como falamos por aqui: Vidro fantasia.

Após a fabricação do vidro – pode ser o float, temperado ou laminado – ele passa por rolos metálicos a 900ºC para marcar desenhos em relevo na superfície. O acabamento pode ser brilhante, fosco, esmaltado ou texturizado.

Dica: Caso você queira um vidro que proporciona mais privacidade, aposte nele. Mas esteja ciente de que o processo pode deixar o vidro ainda mais caro.


9) Vidro Aramado

Vidro Aramado

O vidro aramado é um tipo de impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. Durante o processo de fabricação, assim que o vidro passa entre os cilindros metálicos e vai para a estenderia, o arame é colocado dentro da massa vítrea e em seguida é resfriado gradativamente.

Dica: Assim como o laminado e o temperado, o vidro aramado está entre os tipos de vidro mais seguros para usar em casa.


10) Vidro Insulado

Vidro Insulado

O vidro insulado é perfeito para quem deseja aproveitar o máximo da luz natural e bloquear o calor. Também conhecido como vidro duplo, é formado por duas placas de vidro, unidas por um perfil de alumínio. Com isso, pode trabalhar com diversos vidros idênticos e oferecer mais resistência, conforto e segurança para sua casa.


11) Vidro Serigrafado

Vidro Serigrafado

O vidro serigrafado passa por um processo de serigrafia, que faz com que o produto possa ter diversas cores e texturas. Você pode fazer cores ou formas diferentes no seu vidro, como forma de colaborar com a decoração da sua casa também.

É uma ótima opção para portas também, pois você pode controlar o nível de transparência do vidro. É só escolher a quantidade que for mais confortável para você.


12) Vidro Blindado

Vidro Blindado

Outro vidro que fornece muita resistência, inclusive contra balas, é o vidro blindado. Em sua composição, há camadas de vidro comum, intercaladas de vidro laminado com polímeros, policarbonato e polivinilbutiral.

É a opção perfeita para quem precisa de uma proteção extra em todos os cômodos de casa.


13) Vidro Antivandalismo

Vidro Antivandalismo

Mesmo com um impacto intenso, o vidro antivandalismo permanece inteiro. Isso impede invasões na sua casa. Aposte nele para suas portas e janelas.


14) Vidro Refletivo ou Espelhado

Vidro Refletivo ou Espelhado

O vidro refletivo ou espelhado é produzido a partir do vidro comum, porém, com camadas metalizadas. A função dessas camadas é refletir os raios solares para reduzir a entrada do calor no interior dos ambientes.


15) Vidro Craquelado

Vidro Craquelado

O vidro craquelado possui o mesmo processo de produção que o laminado. A diferença é que na produção do craquelado, vidro temperado interno é quebrado e os fragmentos ficam aderidos à película plástica e embutidos nas lâminas externas.

O resultado é um visual diferenciado para ser usado na decoração.

Agora que você conhece os principais tipos de vidros cada um tem suas próprias funções, portanto, recomendamos que você compre o vidro de uso específico para o que desejar.


Por Ana Luiza Vaz, Arquiteta