Empresa para reformar minha casa

Com a pandemia, vimos a necessidade de nos adaptar em diferentes aspectos, seja no trabalho, na vida pessoal e até mesmo em nossas casas. E nesse cenário muitas pessoas passaram a cogitar uma reforma, desde as mais simples até as mais elaboradas. Mas aí surge a dúvida, contratar uma empresa ou um pedreiro para a minha obra? Será que tem diferença? É o que vamos descobrir.


Segurança

Segurança e Planejamento da Obra de Reforma

Por menor que seja, toda construção requer planejamento e conhecimentos especializados. E como cada projeto tem uma particularidade, é importante que profissionais qualificados façam esse planejamento, considerando a estrutura do terreno, o padrão das instalações, evitando qualquer erro durante a execução da obra.


Padrão de qualidade

Padrão de qualidade em Obras e Reformas

Fazer obras com profissionais especializados também influencia na funcionalidade das instalações e, consequentemente, no padrão de qualidade dos serviços realizados. A caráter de exemplo, uma simples colocação de pisos pode se tornar em um pesadelo devido à má instalação feita por um curioso. Ou seja, contratar um profissional prezando apenas pelo valor do mesmo acaba não compensando, gerando uma insatisfação com o resultado e acarretando em um transtorno maior devido à necessidade de refazer o serviço.


Garantia

Garantias da Obra - Construção Civil

Como falamos em padrão de qualidade, é importante frizar sobre a garantia. É um dos primeiros pontos a ser levado em consideração, afinal, ninguém quer arcar com altos custos duas vezes. A dica que damos é solicitar todos os documentos da empresa a ser contratada:

  • Contrato Social e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica para consulta da situação cadastral da empresa, checar a data de abertura e ainda consultar as atividades econômicas da empresa.
  • Alvará de localização e funcionamento, um documento fornecido pela Prefeitura da cidade onde a empresa está sediada, autorizando o funcionamento de acordo com as atividades descritas no Contrato Social.
  • Certidão Judicial Cível Negativa, emitida pelo Poder Judiciário, atesta a ausência de ações de falência, concordata, recuperação judicial e extrajudicial da empresa. É mais uma comprovação de que a empresa em questão está em situação estável e regular.
  • Certificado de Regularidade do FGTS. Através deste certificado é possível saber se a empresa está em situação regular perante o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS. A regularidade é fundamental, pois isenta o condomínio, ou cliente, de responsabilidades em eventuais ações trabalhistas.
  • Certidão Negativa de Débitos de Tributos, que atestam que a empresa não tem dívidas tributárias. São emitidas por três órgãos diferentes, que atestam a quitação de débitos de sua competência: para débitos federais, a certidão é emitida pelo Ministério da Fazenda, por meio da Receita Federal; para tributos estaduais, o emitente é a Secretaria da Fazenda, por meio da Receita Estadual; já para tributos municipais, a quitação é atestada pela Secretaria Municipal de Finanças ou equivalente.
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, que atesta que a empresa em questão não consta do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (ou seja, que não tem dívidas trabalhistas ativas). É emitida pela Justiça do Trabalho.

Experiência

Experiência e Vivência em Obras

Além das informações acima, procure saber o tempo de mercado que a empresa possui. Com o Contrato Social e o CNPJ, por exemplo, é possível verificar a quanto tempo a empresa está no mercado, o que pode ser mais uma métrica de quanta experiência a mesma possui na execução de obras de reformas.


Equipamento de Proteção Individual

Equipamento de Proteção Individual

O cumprimento da Norma Regularizadora 6, do Ministério do Trabalho, que dispõe as regras para o uso dos Equipamentos de Proteção Individuais, ou EPIs, resguardam o trabalhador e minimizam os riscos a que ele está exposto nas dependências da obra.


Cronograma

Cumprimento de Prazos da Obra

Uma das vantagens de empresas especializadas em obras é conhecer todos os detalhes desse tipo de trabalho, incluindo os famosos gargalos de produtividade. Cientes de todo o processo, do tempo necessário para cada tipo de atividade e das situações que tendem a diminuir o ritmo dos trabalhos, garantem menos atrasos nas reformas devido à experiência e a pontualidade nas ações.


Aproveitamento de recursos

Aproveitamento de Recursos sem desperdício

Conhecer exatamente como as coisas são feitas é um dos benefícios de empresas especializadas no setor de obras. Tipos de recursos necessários e como aproveitá-los sem desperdícios é um dos diferenciais. Dessa forma, por exemplo, aproveitam as melhores horas do dia, evitam desperdícios e, no geral, reduzem os custos extras de uma reforma.

...

Vimos então a importância e as garantias que uma empresa séria proporciona a você em sua construção ou reforma, desde o início do projeto até a conclusão. A tranquilidade pode ser sua aliada desde que saiba fazer as escolhas adequadas.

Precisando em construir ou reformar? Fale com a Forma&Reforma.