O que é um rodapé, suas vantagens e os principais modelos existentes no mercado.
Função do rodapé
O rodapé é essencial para proteger as paredes contra a umidade, principalmente no caso de limpeza do piso com água corrente ou até mesmo um pano úmido.
Os rodapés também são úteis para proteger as paredes de impactos como:
- Riscos que podem ocorrer ao deslocar móveis;
- Calçados de pessoas em contato com as paredes.
Sem contar que paredes com rodapés ficam com um melhor acabamento no encontro das paredes com o piso, arrematando de maneira mais uniforme os vãos que possam existir nessa área.
Dependendo da intenção do projeto os rodapés podem destacar tanto o piso quanto a parede, favorecendo a estética do ambiente.
Tipos de rodapé
Os principais tipos de rodapés são: convencional, embutido e invertido.
Rodapé convencional
É o tipo de rodapé mais utilizado nos projetos, principalmente levando em consideração a facilidade de instalação e o menor custo.
Leve em consideração que este tipo de rodapé é sobreposto à parede, ou seja, ficará com um ressalto.
Rodapé embutido
Como alternativa ao modelo convencional em que há uma saliência, temos o tipo de rodapé embutido.
Este modelo, como o nome já sugere, fica totalmente nivelado com a parede. A vantagem em relação ao convencional é que não acumula sujeira na parte superior do rodapé.
Rodapé invertido
Chegamos ao terceiro tipo de rodapé, o invertido, também chamado de negativo ou com bunha. E, ao contrário dos modelos tradicionais, o rodapé invertido não fica exposto na parede.
Ele é planejado em um recuo em L invertido, utilizando uma cantoneira de alumínio embutida na parede.
Ao usar este tipo de rodapé conseguimos um efeito curioso no resultado final, como se a parede estivesse "flutuando" em relação ao piso.
A vantagem do rodapé negativo é um visual leve, agradável e moderno, além da facilidade de não precisar se preocupar em combinações entre o rodapé e piso.
Rodapés são obrigatórios?
O uso de rodapés não é obrigatório, porém, paredes sem rodapés estão muito mais sucetíveis e vulneráveis a apresentar problemas com umidade, por exemplo, sem contar a manutenção mais frequente em caso de imprevistos como batidas com móveis, manchas ao esbarrar com calçados, etc...
Curiosidade
Você também pode optar por rodapés que tenham recorte interno para embutir cabos, há diversos modelos de diferentes materiais e medidas de espaço interno. Basta se atentar a bitola dos fios que serão passados dentro dos rodapés.
Em nosso próximo artigo traremos os diferentes materiais que podem compor seu rodapé, fique ligado.
...
Faça um comentário