Radier é importante? Conheça suas vantagens e desvantagens na construção.

Tudo sobre fundação Radier

O que é Radier

Radier é um tipo de fundação rasa, construída sobre o solo e abaixo da construção, cuja principal finalidade é suportar as cargas da edificação, transmitindo as cargas oriundas dos pilares e paredes do imóvel para uma grande área do solo.

Também é conhecida como fundação em placa e pode ser explicada como uma laje de concreto que abrange toda a área de projeção da construção.

Fundação Radier
Imagem: SlabMasters

Como fazer fundação em radier passo a passo

Para a execução do radier é necessário realizar uma limpeza da superfície do terreno e, posteriormente, escavar até o nível de implantação, nivelando e compactando.

Na sequência é colocado uma lona apropriada para a impermeabilização e um lastro de brita para proteger a armadura do radier das matérias orgânicas e umidade do solo. A espessura do lastro pode variar de 5 a 10 centímetros.

Altura do Radier
Imagem: M2Obras

Na lateral são colocadas formas de madeira para fazer o fechamento da área que será concretada conforme as dimensões previstas no projeto estrutural ou de fundações.

Qualquer tubulação hidrossanitária ou elétrica deve ser posicionada antes da concretagem, assentando no solo sob o radier, evitando assim futuros cortes ou furos após a execução. É importante ter esse cuidado para não aumentar o custo da fundação.

Por fim é realizada a concretagem com a cura apropriada para evitar manifestações patológicas como, por exemplo, fissuras, trincas e rachaduras.


Vantagens da fundação em radier

  • Baixo custo
  • Redução na mão de obra
  • Tempo de execução reduzido
  • Variedade

Baixo custo

O custo do radier é menor comparado aos outros tipos de fundações rasas e profundas devido ao processo executivo ser mais simples. Sendo assim, emprega uma quantidade menor de materiais e de mão de obra.


Redução da mão de obra

O processo executivo não demanda grandes escavações, montagens de formas ou armaduras complexas, sendo assim, não é necessária uma equipe muito grande, proporcionando uma maior economia com a redução de mão de obra.


Fundação Radier
Imagem: Núcleo do conhecimento

Tempo de execução reduzido

Como o processo não demanda grandes escavações e movimentação de terra há uma redução significativa no tempo de execução que, consequentemente, gera uma economia para o cliente.


Variedade

Existem alguns tipos de radier, são eles:

  • Radier com concreto armado
  • Radier com concreto protendido
  • Radier nervurado
  • Radier estaqueado

Fundação radier com concreto armado

A estrutura é composta por telas ou malhas de aço cobertas com concreto, sendo muito usada em construções de pequeno porte.


Fundação radier com concreto protendido

A estrutura é formada por uma tela com cabos de aço e coberta com concreto. Após a aplicação do concreto e antes da secagem completa (cura), os cabos de aço são esticados (tensionados) com um macaco hidráulico. Após a secagem completa do concreto, o macaco hidráulico é removido. Esse tipo é muito usado na construção de salões de festas e estacionamentos.

Fundação Radier
Imagem: Impacto

Fundação radier nervurado

São utilizados em casas e edifícios residenciais de múltiplos pavimentos de média altura onde a fundação necessita de rigidez.


Fundação radier estaqueado

É um tipo de fundação mista composta por dois elementos: um horizontal (o radier) e outro vertical (as estacas).

Com esses diferentes tipos de radier, as possibilidades de uso são ampliadas, incluindo até edificações extremamente altas, ou solos que apresentam baixa resistência superficial — que em geral utilizam o radier estaqueado.


Desvantagens da fundação em radier

A necessidade de realizar as instalações hidrossanitárias previamente pode ser um fator negativo se o projeto não está definido ou caso o planejamento não tenha sido feito de forma adequada. Além disso, se for necessário aumentar a resistência do radier, devido as cargas atuantes na laje, será preciso aumentar o volume de concreto, dificultando o processo de execução e elevando os custos.

...

A fundação é um processo imprescindível para a segurança de uma edificação, sendo assim, é muito importante que a escolha do tipo seja adequada e, claro, o solo apresente as características necessárias para a viabilidade da fundação. A execução também precisa seguir as normas técnicas e ser realizada por profissionais qualificados.

Precisando em construir ou reformar? Fale com a Forma&Reforma.